O Salão Paroquial

Salão Paroquial da Igreja Matriz São Roque de Morro da Fumaça (SC), na Praça Padre CLAUDINO BIF

Lei nº 958 de 14.12.1998
DENOMINA PRAÇA PÚBLICA A PRAÇA PADRE CLAUDINO BIF
Art. 1º - Fica denominada "Praça Padre CLAUDINO BIF", a praça localizada junto a Igreja Matriz São Roque, na sede do município de Morro da Fumaça.


Morro da Fumaça teve o seu primeiro salão paroquial, o barraco, que foi leiloado e demolido em 1972, para dar lugar ao novo salão da matriz. Um novo salão foi erguido na Praça da Matriz, organizado pelo, Padre LUDGERO WATERKEMPER (http://paroquiasaoroque-mf.blogspot.com.br/2011/07/4-paroco-pe-ludgero-waterkemper.html). 
Pe. Ludgero, dia 01/01/1968, com a despedida do Pe. JÚLIO WIGGERS, toma posse, na Paróquia de Morro da Fumaça, onde permanece como vigário geral até o dia 01/01/1974. A obra do novo salão seguiu em etapas, paralizando muitas vezes por falta de recursos, falta de ofertas!. No dia 01/01/1974, toma posse o Padre Jorge Daros, jovem com 33 anos de idade, mesma de cristo e estimado pela juventude e pelo mestre construtor, seu Irmão Thiago Darós, assume o compromisso de inaugurar o novo Salão Paroquial. Mas, na tarde do domingo do dia 25/10/1981, com a partida de Jorge Daros, assume a Paróquia de Morro da Fumaça, com 37 anos de idade, o 6º Pároco de Morro da Fumaça Padre José "Zezinho" Cipriano, que, auxiliado pela comissão de obras da Matriz, concluiu as obras da construção do Salão de Festas. 
Ano 2.000, voltando à Morro da Fumaça Pe. Orlando Antonio Cechinel, o 10º Pároco, é criada a comissão que irá repaginar o Salão Paroquial de Morro da Fumaça. Corre a cestinha de captação de recursos. Por iniciativa do Pe. Orlando, a comissão contrata o escritório de engenharia Carneiro Arquitetos Associados de Criciúma, que assessora e dá início às reformas. Inicia-se aí o projeto de ampliação e reforma do salão paroquial com área total de 2.000 m2. A proposta contempla a adequação dos dois salões existentes às normas de acessibilidade, melhoria do conforto e estrutura de apoio e total repaginação estética do conjunto. O piso do nível inferior foi rebaixado para aumentar o pé-direito disponível, além de reforma das cozinhas, camarins, palcos e sanitários. Reforma e ampliação dos acessos com inclusão de rampas e escadas que permitem o uso em conjunto ou individual dos salões conforme a necessidade. A obra vai, devagar! A segunda comissão de obras e com o compromisso da revitalização, tendo a frente o presidente Sr. Narciso Maccari e equipe, diante das necessidades de informações e histórico técnico desta obra, recorrem ao Engenheiro responsável pelo início da obra lá em 1974, Engº Renato Genovêz em Tubarão (SC) e também ao pedreiro inicial Sr. Pedro Amorim. Agora em 2015, na coordenação desta comissão, sob o comprometimento do 11º Pároco de Morro da Fumaça Pe. Marcos Rech, a dedicação e os acompanhamentos técnicos dos Engº Paulo Eduardo Espíndula e Maristela Coral Vilpert, diante deste projeto arquitetônico elaborado e acompanhado pelos Engenheiros Sélio Heleno da Silva e Gabriela Maccari Cechinel, a Praça da Matriz sedia um monumento morrofumacense, o Salão Paroquial! Referência de muitos encontros, localizações e indicações. Obrigado a todos que contribuíram de forma intensa para que esse projeto acontecesse e que não termine por aqui.
Fotos de junho/2015 - Roque Salvan
























06/2015

Fotos do Salão Paroquial - Antes e Depois - Roque Salvan

06/2015


Salão Paroquial - Morro da Fumaça SC 10-07-2009


SALÃO PAROQUIAL MF - 10-07-2009



06/2015


06/2015


Salão Paroquial - Morro da Fumaça SC 23-08-2008



06/2015


SALAO PAROQUIAL - 09-10-2005


Outras fotos do Salão Paroquial - Antes e Depois - Roque Salvan