Prefácio, por Jorge Daros

“Bem aventurados são os pés dos que levam o Evangelho”.

Estes são os dos sacerdotes mensageiros que levaram a Palavra de Deus às primeiras famílias que se estabeleceram nesta região até às dos dias presentes que formam a paróquia São Roque com sede no dinâmico município de Morro da Fumaça. São cem anos de caminhada dos pastores com seu rebanho, povo fiel, nascido pelo batismo.

Para todos eles foi de uma alegria indescritível conviver com este povo, levar-lhe o conforto da palavra de Deus e da celebração dos sacramentos e receber dele o carinho da convivência, da boa recepção em suas casas, na sede da paróquia e nas capelas a ela pertencentes, como Rio Vargedo, Linha Torrens, São João de Urussanga Baixa, Santa Apolônia, Linha Anta e Esplanada do Santo Antônio.

Grandes e belas recordações nesta caminhada que leva a criatura humana por diversos estágios do crescimento espiritual, como batismo, crisma, confissão, comunhão, matrimônio e no fim da vida a unção dos enfermos. Juntamente com o conforto da Palavra de Deus, estes momentos importantes da vida do cristão justificam a vocação dos sacerdotes que passaram pela paróquia São Roque de Morro da Fumaça.

Nesta oportunidade lembramos o zelo apostólico do Bispo D. Anselmo Pietrulla, a disciplina religiosa do Pe. João Dominoni, a determinação do Pe. Francisco Boleslau Chilinski, a pregação teológica do Pe. Ludgero Waterkemper, a alegria expansiva do Pe. Júlio Wiggers, a dedicação do Pe. Jorge Daros, a expontaneidade de Pe. Arcângelo Bussolo, a serenidade do Pe. José Cipriano, o espírito missionário do Pe. Luiz de Souza Ávila, a piedade do Pe. Francisco Korner, a suavidade do Pe. Claudino Biff, a simplicidade angelical do Pe. Jacinto Benedet, a musica tornada oração do Pe. Silvestre Philippi, o espírito apostólico do Pe. Dionísio Feltrin e o amor pela igreja, família dos filhos de Deus, do Pe. Orlando Cechinel. Com certeza a vida de muitas pessoas se tornou melhor com a presença destes sacerdotes e a deles adquiriu mais sentido pelo carinho e amor recebidos do povo fumacense. Somos todos agradecidos a este povo e a Deus.

Que Ele abençoe aos que ainda permanecem nesta vida e conceda o descanso eterno aos que já partiram.

Jorge Daros.
Criciúma, 13 de maio de 2010.
Dia de Nsa. Sra. de Fátima.

Conheço Jorge Daros, desde o ano 1974, quando passou pela Capela de Rio Vargedo, minha comunidade. Em nome da Comissão Organizadora do nosso Centenário, da nossa Cidade e da nossa Igreja, o convidei para PREFACIAR esta obra. Sei o quanto ele domina o assunto. Aceitou com uma grande felicidade. Eu, meu Pai, todo o Povo Morro-fumacenses e as comunidades vizinhas que você conhece, agradecemos!

Roque Salvan
Vice-presidente da Maggio Fest
Maio/2010