1º Pároco no Distrito de Morro da Fumaça - Município de Urussanga-SC

12/01/1958 - Chega no Distrito de Morro da Fumaça,  o  1º Pároco – Pe. Francisco Korner, o Padre Chiquinho. Ficou em Morro da Fumaça até 01/01/1962 – 04 anos

Padre Francisco Körner, da ÁUSTRIA, primeiro vem para APUCARANA no PARANÁ.

Padre Francisco Körner
Padre Francisco Körner, além de organizar as associações religiosas, também preocupou-se com a formação moral e religiosa das crianças e com a comunidade, quando, em 1945, aqui chegaram, a seu convite, as primeiras irmãs religiosas do Sagrado Coração de Maria, de origem alemã: Ir. Cecília, que entre outras atividades dirigia um coral; Ir. Ana, enfermeira, que atendia no Hospital Santa Terezinha, que em 1952 tornou-se Santa Casa e hoje Hospital da Providência; e Ir. Joana, que trabalhava na extinta Legião Brasileira de Assistência - LBA. Eram dedicadas e lecionavam ainda na Escola Paroquial, que funcionava na esquina das Ruas Ponta Grossa e Piraquara (atual Osório Ribas de Paula).
PRIMEIRA CONFERÊNCIA VICENTINA - Com o objetivo de prestar assistência material e espiritual às pessoas carentes de nossa cidade, no dia 21 de novembro de 1947, às 15:00 horas, por iniciativa do advogado João Baptista Alberto Gnoato, foi fundada a primeira entidade de caráter assistencial, a Conferência São Vicente de Paulo, agregada à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Escola Paroquial das Irmãs do Sagrado Coração de Maria. Os trabalhos tiveram início com os presentes cogitando dos nomes dos padroeiros da Conferência, sendo aprovados os de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Estado do Paraná e São Francisco de Assis, fundador da Ordem dos Frades Menores e com Clara de Assis, o ramo feminino da mesma Ordem e também a Ordem Terceira, destinada aos leigos que desejassem ser fiéis de espírito e de pobreza e participar das graças e privilégios da espiritualidade franciscana.
DIRETORIA - O Dr. João Baptista Alberto Gnoato leu artigos de um Estatuto Vicentino, procedendo-se em seguida a eleição da primeira diretoria, que ficou assim constituída: Presidente, Dr. João Baptista Alberto Gnoato; vice-presidente, Carlos Sartori; tesoureiros, Adísio Figueiredo dos Santos e João Batista Vidor; secretários, Geniel Cândido Pereira e Raimundo Sizínio de Araújo Rocha; roupeiro, João Miguel Gomes Pardo; e diretor espiritual, padre Francisco Körner.


Padre Francisco Körner
Padre Francisco Körner
CARIDADE CRISTÃ - Assumindo a presidência, o Dr. João Baptista Alberto Gnoato fez eloqüentes e belas considerações sobre as finalidades das Conferências Vicentinas "concitando os presentes ao trabalho pela felicidade dos pobres de Apucarana e para a própria vida da Conferência Vicentina, a fim de ser religiosamente difundida a verdadeira caridade cristã aos pobres, aos quais prestarão os vicentinos todo o auxílio material e espiritual" assinalando ainda "a necessidade de todos se compenetrarem de seus nobres deveres de confrades, pondo-se todos em igualdade como amigos vicentinos para a grandeza da Conferência e que deram os seus respectivos nomes para serem os médicos dos sofrimentos daqueles para os quais a sorte não sorriu."Concluindo, enfatizou "que era desejo dos presentes que o confrade Alceste Ribas de Macedo integrasse a diretoria da entidade, tendo o mesmo, contudo, devido a seus múltiplos e pesados afazeres (era Juiz de Direito) e a seu pedido, ficou decidido que o seu nome constasse da relação de sócios benfeitores. Por ele foi dito, que apesar de seus encargos, emprestaria todo apoio material e moral à Conferência, na qual espontaneamente acabava de ingressar como sócio benfeitor".
DIRETOR ESPIRITUAL - Padre Francisco agradeceu a presença do Dr. Alceste à reunião, salientando "o impulso moral e religioso que o mesmo, como Juiz de Direito da Comarca, deu a Conferência, quer como lídimo representante da magistratura paranaense, quer como católico praticante e vicentino, além de palavras de alegria e contentamento extensivas aos advogados, médicos, industriais, comerciantes, lavradores, bancários, que num gesto de verdadeiros vicentinos aderiram ao chamamento, sentando-se todos iguais no mesmo banco, dando um extraordinário exemplo de caridade e religião ao povo de Apucarana.
Levaremos, desta forma - frisou - o lenitivo material e espiritual aos nossos pobres, fortalecendo seus débeis organismos avivando sua fé católica".
Em seguida, declarou fundada a Conferência São Vicente de Paulo.
PRESENTES - Além das pessoas já citadas, fizeram-se também presentes, o médico José Hamani, de Maringá; Luiz Faccio, Francisco Corrêa de Assis, Adão Fabeni, Francisco Tomagini, Sebastião Martins, Albino Mareze, Manoel Martins Bandeira, Pascoal Demarques, Manoel Germano Vasques, Adoffo Pedroso, João Batista Fabeni e Pedro Riedo.
TRABALHO - A primeira atividade da Conferência foi a construção da Vila Vicentina, na Vila Nova e posteriormente, na Rua Ubatuba. Construiu o primeiro Lar, uma casa de madeira na Rua Osório Ribas de Paula, na Vila Apucaraninha. Devido as precárias condições de funcionamento, construiu-se a nova sede em alvenaria (atual), num trabalho conjunto dos vicentinos e da comunidade, à Rua Pouso Alegre, 560, às margens do Lago Jaboti.
Além de administrar o Lar, os vicentinos também desenvolvem outras atividades caritativas, atendendo famílias cadastradas com alimentos, remédios, etc. numa doação fraterna de pessoa a pessoa, por meio de visitas semanais às casas de seus assistidos.

 A partir do ano de 1957, começa os preparativos diocesanos para a vinda do primeiro Padre para o Distrito de Morro da Fumaça.  Vindo de APUCARANA no Estado do Paraná, Padre Chiquinho, um Austríaco, trás com ele as freiras do “Reino de Maria”: Madre Maria Gertrudes (Maria Hauke, Freira também vinda da Áustria), Irmã Maria Nazaré, Irmã Verônica, entre outras).  A chegada do Padre Vigário foi uma beleza felliniana como as “Noites de Cabíria”. De um caminhão, desceram o novo vigário, a madre fundadora do Reino de Maria, umas noviças, duas vacas holandesas e muitas galinhas. Padre Francisco Korner, na casa dos oitenta, voltou para Viena onde era confessor de uma Igreja. Veio a falecer em 1995, em Viena na Áustria.









IRMÃS DO REINO DE MARIA NO COLÉGIO, período de 1958 a 1975
- Madre Maria Gertrudes - Viena - Áustria
- Irmã Maria Nazaré - São Paulo
- Irmã Verônica - Minas Gerais
- Irmã Seráfica - Urussanga-SC
- Irmã Consolata - Tubarão-SC
- Irmã Regina - Tubarão-SC
- Irmã Maria da Gloria - Santa Rosa - Sombrio-SC
- Irmã Maria Aparecida - Florianópolis-SC
- Irmã Maria Conceição












































Irmã Maria Conceição, Freiras do Reino de Maria - Elói Salvan Burato - Etor Salvan Burato
Irmã Maria Conceição, Freiras do Reino de Maria - Elói Salvan Burato - Etor Salvan Burato







Padre Chiquinho, em Janeiro de 1962, se despede do povo fumacense.  Foi designado Vigário na Comunidade de Santana no município de Urussanga – SC, e, em seguida se transfere para a Cidade de Juiz de Fora em Minas Gerais.


COLÉGIO-CONVENTO
MARIA SANTÍSSIMA DISPENSADORA DE TODAS A GRAÇA

A partir do ano de 1957, começa os preparativos diocesanos para a vinda do primeiro Padre para o Distrito de Morro da Fumaça.  Vindo de APUCARANA no Estado do Paraná, Padre Francisco Korner “Pe. Chiquinho, um Austríaco, trás com ele as freiras do “Reino de Maria”: Madre Maria Gertrudes (Maria Hauke, Freira também vinda da Áustria), Irmã Maria Nazaré, Irmã Verônica, entre outras).  A chegada do Padre Vigário foi uma beleza felliniana como as “Noites de Cabíria”. De um caminhão, desceram o novo vigário, a madre fundadora do Reino de Maria, umas noviças, duas vacas holandesas e muitas galinhas. (Padre Claudino Biff, 1988)

Padre Francisco Korner,  alem da Igreja, nos quatro anos de pastoreio,  junto com o povo, construiu o COLÉGIO-CONVENTO MARIA SANTÍSSIMA DISPENSADORA DE TODAS A GRAÇA, para as irmãs, gratuitamente. Em janeiro de 1962, Padre Chiquinho é transferido para a Comunidade de Santana em Urussanga-SC e em seguida transfere-se para a Cidade de Juiz de Fora nas Minas Gerais. Na casa dos oitenta anos, voltou para Viena onde era confessor de uma Igreja. Veio a falecer em 1995 na Áustria. Madre Maria Gertrudes (Maria Hauke), Irmã Maria Nazaré  e  as demais freiras,  após 15 anos residindo  e  lecionando  em Morro da Fumaça,  encerraram as atividades do colégio no dia 20-12-1975, sendo que em janeiro de 1976 foram embora para Buenos Aires na Argentina,  atualmente (abril/2010),  encontrei a Madre Maria Gertrudes  e  a  Irmã Maria Nazaré  em Florianópolis - SC, onde residem desde 1994. Hoje pertencem a Congregação Carmelitas Missionárias Teresianas, fundada pelo Beato FRANCISCO PALAU Y QUER da OCD.

Madre Maria Gertrudes, nasceu em Viena - Áustria, em 26-06-1918, filha de Rudolfo e Joana Hauke. Em 1938, devido a guerra nasista,  veio para o Brasil, para a Cidade de Itajú no interior de São Paulo e em seguida foi para a Cidade de Apucarana-PR, onde encontrou o Padre Francisco Korner e juntos com as Irmãs do Reino de Maria vieram para Morro da Fumaça em 1957. Faleceu agora no dia 11/03/2013 com 94 anos


Irmã Maria Nazaré, nasceu no dia 25-08-1918 em Natividade da Serra no Estado de São Paulo. Filha de José Fernandes de Souza e Maria Emilia Fernandes de Souza. Faleceu agora no dia 07/10/2012 com 93 anos

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
Eu estudei no ano de 1966 ( eu tinha 11 anos ) no colégio das freiras. Tinha a Irmã Nazaré, Gertrudes, Fiat, Seráfica ( era uma braba).

Visitei as Irmãs Gertrudes e Nazaré aqui em floripa.  Depois de 46 anos revivi os bons tempo de adolecente. 
No fim tudo se acaba, e fica as lembranças. Um abraço
Soratto, carlos augusto  -  19 de dezembro de 2013 08:56
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

de:     JO S jo.sorato@hotmail.com
para:     "roquesalvan@gmail.com" <roquesalvan@gmail.com>
data:     23 de janeiro de 2014 15:08
assunto:     Fotos antigas

Boa tarde Roque,

Não o conheço mas agradeço os momentos memoráveis que suas fotos me proporcionaram.
Deve conhecer alguns de minha família: Meu pai Otávio Sorato e meu irmão Rafael que teve vida pública neste nosso Município na gestão Cláudio e também o seu antecessor que não lembro.
A emoção foi ao ver a Irmã Mª Gertrudes que me ensinou além de outras matérias, música e francês. A Irmã Mª Nazaré também tenho algumas lembranças.
Saí para Florianópolis em 1975 e fiz o ginásio no Colégio em 1967, 68, 69, 70. Vou guardar estas fotos com muito carinho.
Att
Zé Sorato


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------