Monsenhor Agenor Neves Marques

Monsenhor Agenor Neves Marques

Todos os curas, contaram sempre com o apoio, a colaboração, o incentivo, a motivação e força do Padre Agenor. Participava de todas as ordenações sacerdotais que acontecia em todo o Sul Catarinense. AGENOR NEVES MARQUES, o Padre Agenor, nasceu no Município de Palhoça – SC, na grande Florianópolis, no dia 10/10/1914. Era um bom orador sacro, radialista por amor, escritor, poeta, compositor de grandes obras e um apaixonado pela apicultura. Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 29 de dezembro de 1940.

Uma de suas grandes condecorações foi a de Monsenhor em 1963. A maior honraria no Estado de Santa Catarina foi a Medalha de Mérito Anita Garibaldi em 1987, concedida ao Padre Agenor.  Membro da Academia Internacional dos Poetas, Academia Urussanguense de Letras, fundou inúmeras entidades de assistenciais sociais, religiosas, culturais e esportivas, destacando-se a Fundação Radio Marconi com o seu programa andorinha mensageira e a Casa Lar Paraíso da Criança de Urussanga. Paroquiou grande parte de sua vida na paróquia de Urussanga – SC.

Monsenhor Agenor Neves Marques, foi um defensor da cultura e do resgate na nossa história, imigração e valores.  Escreveu e publicou vários livros: Imigração Italiana em 1977 e História de Urussanga no ano de 1990. É o autor de Hinos Municipais em muitos municípios aqui no Sul de Santa Catarina. Faleceu em Urussanga no ano de 2006.




Leia mais sobre Monsenhor Agenor Neves Marques: