7º Pároco no Município de Morro da Fumaça – SC

7º Pároco – Pe. Silvestre Philippi

Ordenação do Pe. Silvestre Phillippi em Roma - 21-02-1960


Chegou na paróquia de Morro da Fumaça, no dia 30/01/1988, aos 56 anos de idade. Paroquiou até o dia 04/03/1989.

Nasceu no dia 02-01-1932, na comunidade de Sanga Morta, atual Localidade de Santa Terezinha,  no Município de Armazém. É Filho de MANOEL JOSÉ PHILIPPI e VERÔNICA JUNCKLAUS PHILIPPI. Sua ordenação ocorreu no dia 21-02-1960, aos 28 anos de idade em Roma - Itália.  Rezou sua primeira missa na sua terra natal, Armazém-SC. Faleceu no dia 08-04-2006 com 74 anos.

Pe. Silvestre Philippi, em 1972, foi Pároco no nosso Município Vizinho de Treze de Maio - SC.
Silvestre Philippi foi o oitavo, dos dez filhos do Casal Manoel e Verônica. Sua mamãe, carinhosamente assim chamada por todos, grávida, em casa, sentiu-se mal. Em frente a imagem do Sagrado Coração de Jesus, prometeu que, se a criança fosse um menino, iria oferecê-lo ao Senhor para o Sacerdócio. Voltou ao seu quarto e deu a luz naquele instante ao menino Silvestre.
Naquela época, a visita dos Padres à comunidade de Sanga Morta, atual comunidade de Santa Terezinha no município de Armazém, acontecia uma vez por ano. Três anos mais tarde, ao atravessar um passador do rio local, o Padre Jacó Luiz Nebel encontra Silvestre e Dona Verônica. O menino olha imediatamente nos olhos de sua mãe e diz. “Mamãe eu quero ser padre”.
O menino cresceu e se ordenou Padre no dia 21/02/196, aos 28 anos de idade em cerimônia realizada em Roma na Itália. Sua primeira missa aconteceu em 20/12/1960 na sua cidade natal, em uma celebração campal, pois, como conta sua família, era impossível acomodar a multidão de fiéis dentro da Igreja. Toda a comunidade se envolveu nos preparativos para receber o filho que vinha de Roma. Sua mãe fez todas as bandeirinhas e os cantores vieram todos uniformizados. Era o presente de Natal mais esperado pela comunidade. “Feliz a mãe que tem um filho sacerdote”. Esta era uma das faixas que dava as boas vindas ao novo Padre.

Padre Silvestre ainda possui três irmãs pertencentes à Congregação das Irmãs Religiosas Franciscanas.
        Além do Vigário de Armazém, Padre Izidoro Ghislandi e outras muitas autoridades locais e regionais, participou também na primeira missa do Padre Silvestre, o Monsenhor Padre Agenor Neves Marques, vindo de Urussanga.
        Pe. Silvestre Philippi, é neto Paterno de José Philippi e Maria Arns Michels  e  Materno de Nicolau Juncklaus e Augusta Feuser.
PE SILVESTRE PHILIPPI - 1972 - NA PAROQUIA SÃO JOSÉ DE TREZE DE MAIO-SC

Colaboração da Sra MONICA PHILIPPI CARDOSO e Família
(Dona Monica é irmã do Pe. Silvestre Philippi)
ARMAZÉM – SC.

Colaboração da Família do Sr.
DORVALINO PHILIPPI e Família (Lílian e Tadeu)
DORVALINO PHILIPPI é irmão do Pe. Silvestre Philippi
IÇARA-SC

Documentário do Pe. Silvestre Phillippi: http://paroquiasaoroque-mf.blogspot.com.br/2011/07/7-paroco-no-municipio-de-morro-da_17.html