10º Pároco no Município de Morro da Fumaça – SC

10º Pároco – Pe. Orlando Antonio Cechinel
A história de Orlando Cechinel

Descendente de imigrantes italianos, Orlando Cechinel nasceu no dia 13 de junho de 1950. É o segundo, dentre seis filhos do casal Antônio Cechinel e Teresa Cechinel. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Professor Padre Schuler, em Cocal do Sul, dando seqüência ao curso ginasial, no Ginásio Normal Joaquim da Silva Ramalho, anexo ao Colégio Schuler. Jovem, estudioso e habilidoso com as ferramentas, ingressou em 1963 na Cerâmica Eliane na função de mecânico de manutenção.
Em 1973, retorna aos estudos no Colégio Madre Teresa Michel, em Criciúma, cursando o segundo grau. Em 1976, incentivado pelo Padre Cônego João Dominoni, dá seus primeiros passos rumo ao sacerdócio, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão, onde dá início a faculdade de Filosofia na Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina, FESSC, hoje Unisul. Neste período, já realizava atividades na Paróquia de Cocal do Sul.
Em 1979, inicia o Curso de Teologia, no Instituto Teológico de Santa Catarina, em Florianópolis. Realizava suas atividades pastorais na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Imbituba – SC e, em 1981 em São Pedro de Alcântara, na região da grande Florianópolis. No dia 04 de dezembro de 1981, Dom Osório Beber, então Bispo de Tubarão realizou a Ordenação Diaconal de Orlando Cechinel, no ITESC. Neste período, realizava atividades pastorais na paróquia de Campinas, São José.
No dia 03 de julho de 1982, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade, em Cocal do Sul, Dom Osório Beber ordena Padre Orlando Cechinel que, no dia seguinte, presidiu sua primeira Missa em sua terra natal, sendo motivo de muita alegria para todos. Fiel as suas raízes, Padre Orlando sempre presidia as missas de Natal na Cerâmica Eliane. No mesmo ano, Monsenhor Agenor Neves Marques, vigário de Urussanga, solicitou ao bispo um padre para auxiliá-lo, devido a sua idade avançada e as freqüentes crises de asma. Assim, Padre Orlando Cechinel é designado vigário cooperador da Paróquia de Urussanga, sendo que na viagem, foi escoltado por mais de 900 motociclistas que reuniram-se em frente ao Paraíso da Criança, a Esplanada do Céu como dizia Padre Agenor, presidindo ali, uma Missa campal. Padre Orlando foi recebido com grande festa por toda a comunidade de Urussanga. Assumiu boa parte das atividades da paróquia, entre elas, a co-apresentação do programas na Rádio Marconi.

Em 1986, foi nomeado Pároco da Igreja São José, em Treze de Maio. De 1988 até 19 de fevereiro de 1994, Padre Orlando Cechinel foi designado Pároco da Paróquia São Gabriel Arcanjo, em Pedras Grandes - SC. Lá, teve sua passagem marcada por seu entusiasmo nas celebrações e nas festas.
No dia 20 de fevereiro de 1994, assumiu como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Salete, no bairro Próspera,  em Criciúma. Sua passagem, foi marcada pela maciça participação do povo prosperano na igreja, onde reunia grande número de fiéis. No ano de 2000, foi a vez de Morro da Fumaça ser abençoada com a vinda de Padre Orlando. No dia 29 de janeiro de 2000, assume a Paróquia São Roque de Morro da Fumaça, recebeu do Bispo a missão de integrar comunidade e igreja. Sua dedicação em prol dos paroquianos, em especial aos doentes e idosos, é uma marca de sua trajetória de vida que tem como lema: “Ai de mim se eu não evangelizar”.

Padre Orlando, que Maria, a mãe carinhosa, a mãe bendita, nos abençoe em nossa caminhada para Deus. E digamos todos juntos: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém!

O Jubileu de Prata do Pe. Orlando Cechinel
06 de Julho de 2007
Na noite de terça-feira, 03/07, milhares de pessoas compareceram na Igreja Matriz São Roque, em Morro da Fumaça, para participar da Santa Missa alusiva aos 25 anos de vida Presbiteral do Pe. Orlando Cechinel. Estiveram presentes diversas autoridades religiosas, como Dom Paulo de Conto, Bispo da Diocese de Criciúma, padres de toda a região, seminaristas, caravanas das paróquias que Pe. Orlando dedicou sua vida religiosa como Urussanga, Pedras Grandes, Treze de Maio, Bairro Próspera e Morro da Fumaça. A Igreja ficou pequena para receber tantos fiéis, amigos e familiares do padre. Após a Santa Missa, todos que se encontravam na cerimônia foram convidados a participar de um coquetel oferecido pelas comunidades, contando com a apresentação de um documentário relatando um pouco da vida de Orlando Cechinel. Um dos momentos mais emocionantes da noite contou com depoimentos como o de dona Ida Bez Batti, de Urussanga, que durante 12 anos presenciou a vida religiosa de Padre Orlando. Dom Osório Beber, na época Bispo da Diocese de Tubarão e que ordenou Padre Orlando, mostrou toda sua satisfação pela homenagem. O documentário contou, ainda, com depoimentos de Zé Cabeleira, então encarregado da oficina da Eliane, quando Orlando Cechinel iniciou na empresa como  mecânico. Dona Teresa, mãe de Pe. Orlando que, muito emocionada, agradeceu a Deus pela família e pela vocação do filho. Padre Evaristo de Biasi, teólogo que acompanhou a passagem de Pe. Orlando pelo Seminário de Tubarão e Florianópolis; o Bispo Dom Paulo de Conto, que enalteceu a importância de ter Pe. Orlando na Diocese, desejando parabéns e abençoando a todos. E, por fim, Valter Espíndula, presidente do Hospital de Caridade São Roque de Morro da Fumaça, que ressaltou os trabalhos de Pe. Orlando na diretoria da instituição e suas constantes visitas aos doentes, levando a fé através da palavra de Deus. Além dos depoimentos, o documentário também apresentou fotos e fatos que marcaram sua trajetória como religioso.
Imagem interna da Igreja Matriz São Roque (30/10/2009), reformas realizadas pelo Pe. Orlando

Padre Orlando Antonio Cechinel em entrevista para o Informativo Natividade – Paróquia de Cocal do Sul:

Pe. Orlando é filho de Cocal do Sul, pessoa simples e abnegada, possui grande identificação com a Igreja de Cocal do Sul e Região. Desde pequeno envolvido nas coisas da Igreja, Pe. Orlando completa 25 anos de padre no dia 03 de julho deste ano. Atualmente é pároco de Morro da Fumaça, de onde concedeu esta entrevista ao Informativo Natividade.

Informativo Natividade: Fale-nos um pouco sobre sua família.
Pe. Orlando: Sou o segundo filho de Antônio e Tereza Cechinel, num total de seis irmãos. A mãe e nós filhos íamos praticamente todos os dias a missa na matriz de Cocal, celebrada pelos Padres Cônego João Dominoni, Pe. Carlos Eugênio Sorger e outros. Meu pai ia as vezes no domingo. Ele estimava muito os padres e falava bem da Igreja, embora não era assíduo freqüentador. Às vezes levava, com seu automóvel, os padres para as Comunidades e gostava que nós ajudássemos na Igreja, tocar sinos... era feito pela nossa família e tudo gratuitamente. Meu pai faleceu aos 52 anos de idade, vítima de acidente de trabalho. A mãe trabalhava no Colégio Pe. Schüller, de servente. É sempre suspeito falar da família da gente, mas agradeço a minha mãe por tudo o que fez por nós. Com o falecimento do pai, foi uma guerreira de verdade, conduzindo a família, estando à frente de
tudo para o bem de todos. Obrigado Mãe, em meu nome e de meus irmãos.
Informativo Natividade: Como iniciou sua vocação? O que o motivou para entrar para o Seminário?
Pe. Orlando: Minha vocação teve por base a vivência da família na Igreja. Desde muito criança ajudava de coroinha nas missas, em latim. E acompanhava o padre em todas as funções religiosas. A minha primeira ida ao Seminário foi em São Ludgero - SC, mas eu era muito pequeno e desisti. Voltei para casa. Trabalhei na Cerâmica Eliane de mecânico e aos 26 anos retornei ao seminário de Tubarão - SC. Depois fiz o curso de Filosofia e Teologia em Florianópolis, no ITESC. E no dia 03 de julho de 1962 fui ordenado sacerdote em Cocal do Sul, pelo Bispo Dom Osório Bebber.

Informativo Natividade: No seu entender, qual a missão do padre na Igreja de hoje?
Pe Orlando: Ser padre é muito exigente, pois são muitos os desafios. Ele precisa ser animador da comunidade; incentivador e formador de lideranças; dar testemunho de Cristo diante das pessoas; aquele que aponta o caminho; ser sinal de esperança, doação e abnegação; estar em oração; ter espírito fraterno; interiorização; ser aquele que cria comunhão; que está atento as circunstâncias dos dias atuais como: desemprego, fome, miséria, etc. A missão do padre é levar o Cristo Bom Pastor a tantas pessoas e famílias sedentas de amor e de paz.

Informativo Natividade: O que significa celebrar 25 anos de Ministério Sacerdotal?
Pe. Orlando: O lema do meu sacerdócio é: “Ai de mim se não evangelizar.”  Procurei sempre viver este lema – tenho consciência que não o realizei totalmente, pois é exigente demais. Mas tenho procurado me esforçar. Deus é conhecedor disso. Só tenho que agradecer a Deus e as pessoas que me ajudaram e que estão sempre ao meu lado nessa caminhada. Peço a Deus o perdão de meus erros e falhas. Agradeço a família do presbiterado, bispo e os padres, religiosas e seminaristas, que sempre me apoiaram, incentivando com palavras, Agradeço aos amigos e todo o povo por onde percorri.
Pe. Orlando Antonio Cechinel
Julho de 2007